domingo, 27 de março de 2011

Angelus de 27 de março de 2011-Bento XVI

Queridos irmãos e irmãs!



O terceiro domingo da Quaresma é marcado pelo famoso diálogo entre Jesus ea Samaritana, contada pelo evangelista João. A mulher ia diariamente para tirar água de um poço antigo, que remonta ao patriarca Jacó, e que dia ele encontrou Jesus, sentado, cansado da viagem "(Jo 4:6).

Santo Agostinho diz: "Não é por nada Jesus cansado ... A força de Cristo te criou, a fraqueza de Cristo recriou ... Com sua força nos fez, a sua fraqueza veio buscar" (In Ioh. Ev., 15, 2). A fadiga de Jesus, um sinal da sua verdadeira humanidade, pode ser visto como um prelúdio para a paixão com que ele tenha completado a obra da nossa redenção. Em particular, o encontro com a Samaritana junto ao poço, emerge o tema da "sede" de Cristo, culminando com o grito na cruz: "Tenho sede" (Jo 19:28). Certamente, essa sede, tais como fadiga, tem uma base física. Mas Jesus, como diz Agostinho, "foi sede da fé daquela mulher" (In Ioh. Ev. 15, 11), com a fé de todos nós. Deus o Pai o enviou para saciar a nossa sede de vida eterna, dando-nos o seu amor, mas Jesus pede-nos o dom da nossa fé. A onipotência do amor respeita sempre a liberdade do homem batendo em seu coração e espera pacientemente pela sua resposta.



No encontro com a samaritana representa em primeiro plano o símbolo da água, o que claramente alude ao sacramento do Batismo, fonte de vida nova pela fé na graça de Deus

Este Evangelho, na verdade - como já mencionado no Catecismo da quarta feira de cinzas - faz parte do antigo caminho de preparação para a iniciação cristã dos catecúmenos, que teve lugar em grande vigília da noite de Páscoa. "Aquele que beber da água que eu lhe dou - diz Jesus - nunca mais terá sede para sempre Na verdade, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna." (Jo 4:14) . Esta água representa o Espírito Santo, o "dom" de excelência que Jesus veio trazer a Deus Pai. Quem nasce de novo da água e do Espírito Santo, no Baptismo, está entrando em um relacionamento real com Deus, uma relação filial e pode adorá-Lo "em espírito e em verdade" (Jo 4,23.24), como revelado por Jesus à Samaritana novamente. Encontro com Jesus Cristo e do dom do Espírito Santo, a fé do homem atinge a sua plenitude, como uma resposta para a plenitude da revelação de Deus



Cada um de nós pode se identificar com a mulher samaritana, Jesus está esperando por nós, especialmente neste tempo de Quaresma, para falar com a nossa, o meu coração. Detenhamo-nos um momento em silêncio, na nossa sala, ou em uma igreja, ou em um lugar isolado. Ouça a sua voz que nos diz: "Se conhecesses o dom de Deus ...." A Virgem Maria nos ajude a não perder este evento, para que a nossa felicidade verdadeira.

Bento XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário