sábado, 30 de abril de 2011

Santo da Semana- São Leonardo Murialdo

Festa:  06 de maio

Homem de Deus; viveu com convicção a realidade do amor de Deus; amigo-educador dos jovens; dedicou toda sua vida aos pobres, aos abandonados, aos operários.

Nasce em Turim no dia 26 de outubro de 1828. Ali viveu praticamente toda sua vida e ai morreu em 1900. O pai, Leonardo Franchino Murialdo, um rico agente de câmbio morre em 1833. A mãe, Tereza Tho, uma senhora muito piedosa, envia o pequeno “Nadino” para o colégio de Savona, dirigido pelos Padres Escolópios.
Permanece ali de 1836 a 1843. De volta a Turim, estuda teologia na Universidade e é ordenado sacerdote em 1851. De imediato põe-se a trabalhar junto aos primeiros oratórios de Turim, entre os adolescentes pobres e marginalizados das periferias: no oratório do Anjo da Guarda, até 1857 e depois no oratório de São Luis, como diretor, de 1857 a 1865.

Faz um ano de atualização em Paris até que a Providência o chama, em 1866, a ocupar-se de jovens ainda mais pobres e abandonados: os jovens do Colégio dos Artigianelli de Turim. Daí por diante dedica toda a sua vida em acolher e dar educação cristã e formação profissional a estes jovens.
Para estes jovens Leonardo Murialdo funda a Congregação de São José - Josefinos de Murialdo em 1873, em Turim, na Itália.

Nos anos seguintes dá início a novas iniciativas: uma casa família (a primeira na Itália), uma colônia agrícola, outros oratórios, e outras novas obras.

A presença de Murialdo é significativa no movimento católico do Piemonte. Trabalha pela imprensa católica, é muito ativo no que se refere à Obra dos Congressos, um dos animadores da União Operária Católica.

Sua existência terrena termina em 30 de março de 1900, mas nós, ainda que há uma centena de anos longe no tempo, podemos haurir de sua preciosa herança espiritual, confirmada pela proclamação de sua santidade em 1970.
Podemos nos enriquecer com a sua experiência de Deus: ele nos ama por primeiro, pessoalmente, em cada instante. Seu amor é infinito, terno, misericordioso. Nossa resposta a este amor será feita através do abandono confiante nas mãos de Deus, na busca alegre de sua vontade, através de um coração totalmente doado a ele e aos jovens, especialmente os mais pobres e sozinhos.

São Leonardo Murialdo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário