terça-feira, 16 de agosto de 2011

JMJ: A Igreja e a Juventude

Neste mês de Agosto, nos dias 16 a 21 em Madrid na Espanha, acontecerá a 26° Jornada Mundial da Juventude, um momento marcante que congrega jovens católicos ( e também não católicos) diante de uma convocação do Santo Padre para peregrinarem a um determinado país e, ali, ter um encontro com Jesus Cristo como num grande cenáculo.
A JMJ foi criada pelo Papa (hoje Beato) João Paulo II em 1986, tendo reunido quase 13 milhões de pessoas ao longo de sua história, tornando-se o maior evento jovem do mundo, que vem se renovando a cada nova geração de jovens católicos, seu principal objetivo foi ressaltado pelo seu criador, João Paulo II: "o principal objetivo de uma Jornada Mundial da Juventude é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações".
Com a morte de João Paulo II em 2005, pensou-se que o número de participantes cairia,mas houve o contrário, mais de 2,5 milhões de jovens peregrinaram rumo à cidade de Colônia-Alemanha, para encontrarem-se com o novo Papa eleito Bento XVI. Um dos participantes daquele ano, Hugo Daniel,  exprimiu: "Essa JMJ 2005 vai ser emocionante, pois será a primeira Jornada com dois Papas: um no céu e outro na terra".
O Papa Bento XVI concedeu a possibilidade de ganhar indulgências àqueles que participarem da JMJ, em concreto:

•    Concede-se a indulgência plenária aos fiéis que participem devotamente em qualquer cerimónia sagrada ou acção piedosa que se celebre em Madrid durante a XXVI Jornada Mundial da Juventude e na sua conclusão solene, desde que, confessados e verdadeiramente arrependidos, recebam a santa comunhão e rezem com devoção pelas intenções de Sua Santidade.


•    Se concede la indulgencia parcial a los fieles, dondequiera que se encuentren durante la mencionada Jornada Mundial, si al menos con ánimo contrito, elevan sus súplicas a Dios Espíritu Santo, para que impulse a los jóvenes a la caridad y les dé la fuerza de anunciar el Evangelio con su propia vida.

O que são as indulgências? (Catecismo da Igreja Católica, n. 1471 e seguintes)
•    A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela acção da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos.
•    O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências ou aplicá-las aos defuntos.
•    Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, deve ter-se presente que o pecado tem uma dupla consequência.
o    O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, portanto, torna-nos incapazes da vida eterna, cuja privação se chama «pena eterna» do pecado.
o    Por outro lado, todo o pecado, mesmo venial, traz consigo um apego desordenado às criaturas, o qual precisa de ser purificado, quer nesta vida quer depois da morte, no estado que se chama Purgatório. Esta purificação liberta do que se chama «pena temporal» do pecado.
Condições para ganhar as Indulgências
•    Ser baptizado
•    Estar em estado de graça
•    Ter intenção de receber a Indulgência
Cumprir com as outras condições que a Igreja determinou para a Indulgência que se deseja obter:
para a Indulgência Plenária: estar arrependido dos pecados, realizar a acção requerida para a dita indulgência (neste caso a participação na JMJ) e, além disso, fazer uma confissão sacramental, receber a sagrada comunhão e rezar pelas intenções do Papa (um Pai Nosso e uma Ave-maria, por exemplo). Finalmente, há que estar livre de todo a ligação ao pecado, incluindo os pecados veniais.
para Indulgência Parcial: estar arrependido dos pecados e realizar a acção requerida para a referida Indulgência (neste caso a participação na JMJ)


Tudo isso mostra o quanto a Igreja ama a juventude, e quanto os jovens amam a Igreja. O Brasil é um forte candidato para sediar a próxima Jornada, aos que vão à Madrid e também a nós que ficamos, que estejamos unidos ao Santo Padre, e mais ainda, edificados e enraizados em Cristo, nosso Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário